Quatro meses após as chuvas que destruíram estradas em Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia, a população do distrito de Iguá segue com acesso interrompido. Nesta sexta-feira (22), o abastecimento de água no local é precário, porque a passagem de veículos ficou impossibilitada.
A estrada dá acesso a diversos povoados, como Tesoureiro, Rancho Alegre, Cachoeira dos Porcos e Lagoa Formosa. Uma cratera abriu com chuva do final do ano passado, no entanto, com a chuva que caiu na quarta-feira (20), o buraco aumentou.
Essa estrada é cruzada pelo Açude Cearense. Com o temporal, o paredão que contornava um açude cedeu, e a passagem de veículos ficou impossibilitada. Cerca de 80 a 100 famílias estão em falta d’água.
A Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A (Embasa) instalou uma mangueira no local, para tentar amenizar a falta de abastecimento, mas o fornecimento só poderá ser retomado quando a estrada for recuperada.
Além disso, as famílias também reclamam que estão sem água potável para beber. A Prefeitura de Vitória da Conquista ainda não se manifestou sobre a reconstrução da estrada.