A Polícia Civil cumpriu, nesta quinta-feira (18), mandado de prisão contra um homem que há anos perseguia uma jovem do bairro Conceição, em Itabuna. Ubiratã dos Santos é acusado de atacar, sem nenhuma motivação, Erica Esther Vasconcelos Silva, de 22 anos. A última ação violenta do homem ocorreu na semana passada, no centro da cidade. Além de Esther, o companheiro dela, Moises Reis Santos Vasconcelos, foi agredido.
Horas depois do ataque ao casal, o Ubiratan foi agredido por populares, na praça do Bairro Conceição. Com ferimentos, precisou ser internado no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, onde permaneceu até hoje. Ele ficará no Conjunto Penal de Itabuna, até sair o resultado do exame de sanidade mental.
Caso o exame confirme transtornos mentais, Ubiratan dos Santos será encaminhado para internação compulsória no Hospital de Custódia e Tratamento em Salvador. As medidas foram solicitadas pela 1ª Delegacia Territorial de Itabuna e Delegacia de Proteção à Mulher ao juízo da 1ª Vara Crime da Comarca de Itabuna, que determinou a prisão.
Ubiratã dos Santos seria obcecado por Erica Esther Vasconcelos desde quando a jovem tinha 15 anos. São várias denúncias e, em julho de 2021, o acusado chegou a ser preso por determinação judicial, mas ficou pouco tempo detido. E voltou a perseguir a jovem toda a vez que ela saía de casa.