Comunidades rurais de Itajuípe e Ilhéus, no sul da Bahia, estão há 10 dias sem energia elétrica, segundo denúncia de produtores ligados à Associação dos Agropecuaristas do Sul da Bahia (Adasb). De acordo com a entidade, a falta de luz elétrica “tem virado rotina em algumas propriedades rurais da região Sul da Bahia, e alerta que a má qualidade do serviço ou mesmo a interrupção total, como tem acontecido, tem causado diversos prejuízos aos produtores de leite da região”.
O produtor pecuarista Pedro Fontes Filho possui propriedade na região do Potumuju, em Ilhéus e próximo ao trevo de Itajuípe, na BR-101, diz que a Fazenda Marival está entre as propriedades mais prejudicadas. Afirmando ser a falta de luz um problema recorrente, ele cita o exemplo da sua propriedade. “Estou sem energia na minha fazenda desde o dia 16 de abril e hoje permanece o problema. Já cansei de registrar ocorrência junto a concessionária responsável, a Coelba”, desabafou.
Os prejuízos na atividade leiteira são inúmeros, a exemplo de comprometimento do manejo dos animais que passam a ser ordenhados de forma manual e impossibilidade de alimentar os animais com ração no cocho, forçando ao descarte da produção. “Os funcionários também perdem toda alimentação que precisa de refrigeração. Preciso de uma resposta imediata”, diz Pedro.
A COELBA
A Coelba informou que dobrado efetivo de equipes no sul da Bahia para atender as ocorrências provocadas pelas chuvas nas últimas duas semanas. Ainda de acordo com o comunicado da empresa, são 100 profissionais em campo desde o dia 16, quando o Instituto Nacional de Meteorologia Inmet) havia previsto ventos com até 100 km/h de velocidade.